sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Casa Museu de Icapuí




                                                            Foto: Talyze Rebouças


Os gêmeos de 22 anos, Marcos Paulo e Luís Paulo adotaram uma ideologia de vida caracterizada pelo resgate da cultura da cidade de Icapuí, que chega a ser muitas vezes esquecida pela nova geração. Foi no ano de 1996 que os idealizadores do projeto que na época, tinham 7 anos de idade, começaram a colecionar peças antigas. Esse interesse pelo resgate cultural começou, quando ainda pequenos, ganharam moedas antigas, depois disso, o interesse dos gêmeos pelo passado aumentou ao longo do tempo.
O principal interesse dos gêmeos é arrecadar objetos que remetam a cultura e história do povo, de início a maior parte das  peças foram compradas, a primeira delas foi a máquina de costura mas,  com o passar  do tempo,  com o conhecimento das pessoas sobre a iniciativa dos jovens, alguns objetos começaram a ser doados, como cédulas antigas, um piano cedido pela igreja entre vários outros acervos. Só mais tarde em 2008 que conseguiram comprar um espaço para as peças serem guardadas. Visando a preservação histórica e cultural do município, para o futuro, pensam  na construção de uma casa de farinha e um engenho.   
Depois de  ter um projeto bem elaborado e melhor estruturado os jovens procuraram incentivos de órgãos públicos a fim de torná-lo mais consistente e reconhecido perante a população de Icapuí, visando assim vir a ser um patrimônio público e ponto turístico aberto ao povo. Um dos auxílios que eles procuraram foi a  Câmara Municipal de Icapuí, visando o apoio do governo municipal, porém o projeto foi arquivado, impedindo o museu de receber ajuda do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Mesmo com a insuficiência de verbas para manter a Casa Museu, ela está aberta a população de Icapuí e a quem quer que esteja interessado em conhecer o trabalho dos gêmeos, e principalmente a  cultura, retratada em móveis, documentos e objetos. Uma verdadeira volta ao passado.






Um comentário:

  1. Parabéns meninas pelo excelente Blog, foi uma iniciativa brilhante. Espero que vocês possam colher bons frutos futuramente, além da satisfação de manter pessoas bem alimentadas de informações. Sucesso, sucesso e mais sucesso.
    AD.

    ResponderExcluir